Closet e armários em ordem: saiba como organizar, deixar tudo à mão e conservar suas roupas

Os closets são uma verdadeira “mão na roda” para quem está precisando de um espaço maior para guardar roupas e acessórios. Porém, não adianta nada ter um se ele não estiver devidamente organizado. Quem, por enquanto, só está sonhando com o closet, pode aproveitar algumas dicas para colocar o armário em ordem.

De acordo com a arquiteta Deise Senff, da ExecutarQ, antes de instalar o closet é importante verificar as condições do ambiente que receberá o móvel. “É preciso checar se as paredes e o teto estão em bom estado, sem nenhum tipo de vazamento, rachadura ou sinal de mofo”, alerta a arquiteta. Se algo estiver errado, pode prejudicar o móvel. Ainda segundo a arquiteta, em alguns casos é possível se pensar em um modelo de ventilação para o closet, por isso é vantajoso usar o trabalho de um arquiteto para planejar o seu.
O arquiteto vai montar o closet de acordo com as suas necessidades. “Quem tem muitas roupas em cabides, vai precisar de um espaço maior no cabideiro, já quem possui muitos acessórios, vai sentir necessidade de um espaço específico para eles, e assim por diante”, exemplifica Deise. A arquiteta também conta que as mulheres andam pedindo muito um espaço dedicado a elas no closet, como uma espécie de penteadeira, com espelho e espaços individualizados para cada tipo de acessório e até cosméticos. “Se o ambiente for grande, fica legal colocar uma cadeira de frente para um espelho bem iluminado, ideal para se maquiar”, sugere Deise.
Outros dois pontos relevantes na hora de se pensar o closet são a iluminação e o chão. A iluminação deve valorizar o móvel e deixá-lo bonito e agradável de se olhar, mas mais do que isso, deve ser funcional. Você vai precisar de bastante luz (e uma luz que não confunda sua visão) para escolher o que vestir e não sair descombinado de casa, usando uma blusa verde que no armário parecia preta. Sobre o segundo ponto, referente ao chão, a arquiteta sugere os laminados. Caso o piso seja frio, invista nos tapetes. Porém, evite os carpetes, que são difíceis de limpar e costumam juntar poeira. “O closet deve ser aconchegante e permitir que você fique descalço enquanto escolhe o que vestir”, afirma Deise.
Dicas de organização

Nenhum móvel é pequeno demais que não suporte todo o seu arsenal de roupas, sapatos, bolsas e demais acessórios – indispensáveis, principalmente, em um armário ou closet feminino. Para começar, basta eleger o estilo de roupas que você mais usa e conceder a elas o espaço mais privilegiado do closet. Este espaço é o cabideiro ou arara. De acordo com a consultora de organização da Domus Organizzare, Rosângela Campos, o armário ideal é aquele que conta com um grande espaço para pendurar as roupas.
Segundo Rosângela, o cabideiro é a melhor opção para manter as roupas organizadas e conservadas (sem nenhum amassado). Além disso, penduradas, as roupas ficam bem mais fáceis de serem encontradas – principalmente se estiverem organizadas por cor e comprimento.

12123404

12123396

Veja mais dicas da consultora em organização, Rosângela Campos, para nunca mais deixar a bagunça invadir o seu armário.

– As araras são o espaço mais valioso de seu móvel. Coloque ali as peças mais usadas no dia a dia. O vestido de festa, usado uma vez por ano, irá para uma caixa transparente nas prateleiras mais altas.

– Nas prateleiras baixas coloque as peças que podem ser dobradas, como as básicas ou as usadas com menos frequência.

– Use as laterais de seu móvel para organizar echarpes, mantas e cintos. Assim você otimiza incrivelmente umas duas ou três gavetas.

– Utilize a parte mais baixa do móvel para organizar os sapatos. Caso o seu espaço seja reduzido, providencie um puff com tampa e coloque ali: tênis, rasteiras e chinelos, todos em pé – para que você possa visualizar tudo. O puff servirá, ainda, para você sentar enquanto veste os sapatos.

– Para multiplicar o espaço do móvel, a alternativa mais eficiente e econômica é remover algumas prateleiras e no mesmo espaço colocar araras. Fazendo isso você consegue guardar em torno de 40% mais roupas.

– O que não se vê, não se usa – esta regra é inviolável. Se você quiser usar todos os seus acessórios, roupas e outros itens, esqueça as caixas coloridas. Providencie caixas transparentes, empilháveis e que permitem a ventilação para acomodar o que pode ficar em caixas – elas costumam triplicar o espaço no móvel.

12123398

– Nas gavetas, procure colocar as peças pequenas e íntimas.

– Cuidado com os excessos de “rolinhos”, eles ficam lindos em revistas de decoração, mas na hora de usar a peça ela estará toda amassada.

– Procure remover de seu armário ou closet: papéis, documentos, fotos e tudo o que não for de vestir. Além de estarem ocupando um espaço que não é ideal para eles, a poluição visual é certa.

– Para os armários femininos: tudo à vista, prático e ao alcance das mãos. Esqueça a parte de trás do móvel e as caixinhas que escondem seus itens. Mulheres são visuais. Siga a regra e a bagunça não volta.

– Para os armários masculinos: tudo impecavelmente dobrado. Camisas, camisetas e polos em cabides – homens precisam acessar. Se o acesso for pleno, ele manterá exatamente tudo na mais perfeita ordem.

12123409

Para conservar o seu armário e suas roupas

A pior inimiga de qualquer armário é a umidade, causadora do temido mofo. Para acabar de vez com esse problema, a consultora em organização sugere que uma vez por semana todos os compartimentos do armário sejam abertos e se deixe uma estufa ligada no ambiente por pelo menos uma hora. Como em um passe de mágica a umidade e o odor do mofo desaparecem. “Esqueça os sabonetes e os saches perfumados para tirar o cheiro de mofo das roupas, isso tende a piorar a situação com a misturança de odores”, revela Rosângela.

Sobre hehimobiliaria

Idealizado por Helio Hussni, a H&H imobiliária, que atua no setor imobiliário desde 1986, possui um novo formato de empresa, objetivando a excelência na qualidade da prestação dos seus serviços. Especializada na compra / venda e lançamentos de imóveis, nossa equipe de consultores oferece um atendimento personalizado, com agilidade, segurança e transparência nas negociações, buscando, cada vez mais, a satisfação de seus clientes. Desta forma, a H&H imobiliária vai além: transforma seus clientes em amigos, tornando – como uma de suas maiores marcas – a FIDELIZAÇÃO. Com mais de 2 mil opções de imóveis cadastrados, a empresa oferece toda a comodidade com estacionamento próprio e estrutura completa para melhor atender.

Publicado em agosto 20, 2013, em Decoração de Interiores, Design e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário